Quem sou eu

Minha foto
Vcs riem de mim por que sou diferente, eu rio de vcs por que são todos iguais!!!!!BOB MARLEY

domingo, 23 de agosto de 2009

Atividade 2 TCE


Novela: Poder paralelo
Rede: Record
Horário :22h30min




· Para qual público é destinado?
Para adultos no geral por ser uma novela com cenas pesadas não é voltada nem a crianças e nem adolescentes .É uma novela com bastante ação portanto e destinado a pessoas que estão cansadas do café com leite, porém é para quem gosta mesmo de novela pois passa em um horário em que existem muitos programas destinados ao tipo de pessoas que esta acordada nesse horário então é para adultos que gostem muito de teledramaturgia, mas também que se interessem pelo tema que é bem diferenciado das outras novelas.

· Quais os principais temas tratados no programa?
Vingança, traição, amor, intrigas, crime organizado, narcotráfico, máfia.


· Quais são os valores sociais, culturais, éticos, políticos, religiosos afirmados e negados pelo programa?
Não tem muitos valores religiosos nem éticos e políticos a novela fala muito da máfia italiana de narcotráfico e crime organizado tem muitas pessoas perturbadas, infelizes no casamento, insatisfeitas com sua vida que querem mudar e que estão buscando novas experiências


· Como são apresentados, por exemplo, o conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos?
Como se trata de uma novela em que o tema central são os mafiosos italianos e a vingança que o personagem principal quer fazer a justiça é tida como a justiça feita com as próprias mãos é uma novela cheia de crimes pessoas que se vendem , já no caso do amor existem alguns casos de amor sim porém mal resolvidos sempre tem algo que o impede de acontecer , também muitas traições casais com vidas duplas, há uma banalização do amor, já se valoriza muito o sexo nessa novela tem muitas cenas de sexo ,não vejo os personagens muito éticos ,o personagem que acredito ser o mais ético é Telônio Meira – (Tuca Andrada) um delegado que foi envolvido nessa história de máfia através de Tony Castellamare é a pessoa mais ética da novela no meu ponto de vista .


· O programa propõe a reflexão desses conceitos, ou eles são passados como verdades absolutas de forma subliminar?
Acredito que assistindo de uma forma critica talvez possa sim trazer algum tipo de reflexão sobre a máfia Italiana sobre a corrupção , mas tudo vai do ponto de vista de quem assisti, mas acredito que a novela não tem muito essa pretensão de reflexão de conceitos quer apenas expor uma cultura diferente e colocar como as coisas funcionam porém por ser uma novela recheada com muitos crimes e pessoas que agem de forma ilegal então é inevitável que as pessoas venham a refletir sobre determinados assuntos sobre o que é certo ou errado feio ou bonito e assim por diante .


· Como é retratado o papel do homem, da mulher e da criança, por exemplo? E dos homossexuais? E dos Negros?
Não tem muitas crianças na novela , não é uma novela machista porém tem muitos casos de adultério principalmente da parte masculina.
Entre as duas personagens Maura e Fernanda fica subentendido uma relação homossexual em certos momentos com olhares e insinuações mas tudo muito sutil.


· Como estes são caracterizados, ou seja, o que vestem, como falam, como andam, como são seus corpos, etc.?
Roupas normais do dia a dia, porém são roupas muito escuras sem vida, deixa alguns personagens sem identidade por serem muito parecidas, como a personagem Maura uma mulher bonita, porém com roupas que não a valorizam, o cenário também é escuro na maioria das vezes pesado o elenco italiano fala com um pouco de sotaque, porém o resto do elenco não.

· Há algum padrão nesta caracterização, como um padrão de beleza, por exemplo, ou é valorizada a diferença?
Existem muitas pessoas de olhos claros até por ser uma novela que fala um pouco da cultura italiana onde a maioria das pessoas são de olhos claros , não é valorizada a diferença pelo menos do meu ponto de vista, como eu disse sobre o figurino é todo muito igual , não tem ninguém que se sobressai nesse sentido

· Há alguma caricatura pejorativa?
Não consegui perceber nenhuma.

· Na forma como os personagens são apresentados há reforço de algum estereótipo?
Não pelo contrário, na maioria das novelas o galã principal da história e sempre “bonzinho” isso é um estereotipo, mas nessa novela não o principal e um homem envolvido com a máfia que não é 100% bonzinho.

· E quanto às propagandas, quais são as veiculadas nos comerciais do programa?
Propagandas de carros, lojas de eletrodomésticos, programas da rede e coisas desse gênero.

· Os produtos anunciados são para o mesmo público que assiste ao programa? Que tipo de relação ideológica existe entre o programa e os produtos vendidos na propaganda?
Sim, para adultos, pois é uma novela voltada para adultos não tem nenhum tema infantil nem adolescente, portanto são propagandas pra pessoas já com idéias bem formadas, até pelo seu horário.

· Este programa pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, seja na moda, no modo de falar, nos hábitos de consumo ou na forma de pensar, por exemplo?
Acho que como toda novela sim, mas mais no sentido visual como um corte de cabelo uma roupa coisas assim, já em atitudes e forma de pensar não nem de comportamento pelo menos eu espero que não pois a maioria de seus personagens não são um exemplos a serem seguidos.

· Como você avalia o impacto dela na sociedade brasileira?
Acho que é uma novela que não caiu no gosto dos brasileiros ,por ser às vezes muito confusa e rápida demais seu tema não é muito interessante para maioria seu horário também não contribui.

· Se pudesse reescrevê-lo ou dirigi-lo, o que modificaria?
Acho que faria ela num ritmo mais lento para que as pessoas a entendessem melhor mudaria as cores são cores muito pesadas no cenário ,nas roupas os figurinos são feios sem vida.
Daria mais ênfase a profissão da personagem Fernanda que é atriz e faz teatro mostraria mais a sua vida teatral , ela já é mostrada em cena acho isso bem legal na novela porém mas mostraria mais e colocaria mais personagens que fizessem teatro junto com ela , mostraria talvez todos os bastidores de uma peça de teatro como na minissérie Som E fúria transmitida na Globo há um tempo atrás.

Atividade 1 de Tecnologias comtemporâneas na Escola 3

JULIANA DUARTE DE OLIVEIRA
TEATRO 7° BIMESTRE
BARRETOS -SP
UAB/UNB
TECNOLOGIAS CONTEMPORANÊAS NA ESCOLA 3
TUTOR: MARX LAMARE FELIX

Após ver o filme discuta com seus colegas as seguintes questões:
Qual o tema central do filme?
Como a mídia mostra tudo como ela quer da forma que ela acha que dará mais ibope e será mais interessante para ela sem se importar ,e como a necessidade do ser humano por poder o faz perder seus princípios e fazer coisas que prejudicam as pessoas e que o prejudicam também.
Quais os principais personagens da história?
Bailly( Jonh Travolta,) Max Brackett (Dustin Hoffman)

Quais os interesses de cada um deles?
O do jornalista de fazer com que sua carreira volte a ser o que foi há algum tempo atrás conseguir uma boa matéria para assim conseguir status sem se preocupar se isso prejudicaria Bailly apenas para satisfazer suas expectativas.
O segurança conseguir seu emprego de volta a qualquer custo sem pensar também que estava prejudicando além de outras pessoas a si mesmo .

Existe alguma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles?
Os interesses individuais deles tem muito em comum pois os dois buscam a qualquer custo conseguir o que querem não se importando com quem esta ao redor deles cada um a sua maneira porém com interesses similares. Contudo o personagem Bailly na maioria das vezes era levado a fazer coisas que o repórter Max o induzia a fazer acreditando que melhoraria sua imagem , já o repórter estava o usando o tempo todo portanto o repórter foi bem mais antiético do que o Bailly.
Qual o papel da mídia no filme?
É ela uma das vilãs pois movimenta toda a história, mostra a população uma versão da história que é interessante e a ela
Há alguma relação entre os fatos tratados nesta ficção e na vida real?
Sim pois as pessoas se deixam levar pela imagem que a mídia os mostra e acham que isso e o que realmente acontece e muitas vezes ela contorce as coisas pelo seu interesse .
Caso afirmativo poderia exemplificar?
Houve um caso de grande repercussão na mídia que foi o da Menina Eloá, seu namorado a seqüestrou e a deixou em cárcere privado, ela e uma amiga, a mídia mostrou todos os movimentos do caso, nos mínimos detalhes até o que a policia fazia, ou seja, o seqüestrador (Lindenbergue) tinha acesso a todas as informações era só ligar a TV, e o que era ainda pior teve programas na TV que o entrevistaram como se ele fosse uma celebridade dando ibope para ele, tenho certeza de que ele viu o momento em que a polícia ia entrar no apartamento e se desesperou e atirou, a mídia colocou a culpa da morte na polícia disse que eram mal preparados porem nós sabemos de quem foi a culpa não é ? Foi uma novela transmitida em tempo real l e para mim quem matou aquela menina foi a mídia, achei que se assemelhou muito com o filme, foi esse fato até citado por nós no dia em que assistimos , pois a mídia manipulou o caso e mostrou cada detalhe dando a chance do seqüestrador pensar no que iria fazer calcular seus movimentos,


De modo geral, quais suas impressões sobre a história?
Achei interessante e acho que retrata bem a influência que a mídia exerce em alguns casos como o que eu citei acima que como é mostrado no filme, mostra o que é interessante para conseguir pontos no ibope e as pessoas que se deixam levar por isso. E também como a vontade de sempre ter mais torna as pessoas manipuladores e as levam a tomar atitudes impensadas como até mesmo cometer um crime.

Documentário:
Beyond Citizen Kane (no
Brasil, Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog produzido em 1993 para o Channel Four, rede televisiva pública do Reino Unido.
A obra detalha a posição dominante da
Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas. O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criado em 1941 por Orson Welles para Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos da América. Segundo o documentário, a Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme.
Apesar de exibido pelo
Channel Four, acredita-se, de maneira errada, que o filme foi produzido pela BBC, a maior rede de televisão britânica.

Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beyond_Citizen_Kane#Sinopse

Pelo que li nas minhas pesquisas e primeira exibição do documentário no Brasil foi banida ,os cartazaes de divulgação foram recolhidos e apreenderam as cópias dele, a Globo tentou comprar os direitos de exibição do filme ,provavelmente para não trasmiti-lo, porém ates de morrer Hartog pediu para que este documentário não caísse nas mãos da Globo pois se não é claro que caíria no esquecimento.
Gostei do inicio do filme em que fala da Xuxa a Rainha dos baixinhos que diz rainha ganha milhões enquanto muitas crianças passam fome, sem falar dos filmes pornos e das revistas que ela fez e depois se tornou a inocente rainha dos baixinhos, só isso já é um absurdo a parte.
A Globo é primeira dominante durante muitos e muitos anos além do seu poder financeiro suas falcatruas para conseguir chegar a esse posto ficam bem claras com o documentário, ela interferia até na escolha ds presidência da republica e até hoje é assim, sutilmente percebemos que ela não é imparcial nas eleições sempre tomba pra um lado aquele que lhe trará mais vantagens, muita gente nem nota isso mais se deixa levar por ela na hora do voto é so perceber o Jornal Nacional o principal da emissora na época das eleições notará que ele sempre fala mais de alguém ou tenta derrubar outro candidato sutilmente mais tenta e consegue influenciar.
È um documentário corajoso e que mostra bem como a Globo consegue o que quer, não vi o filme do cidadão Kane mais acho que seria legal ver para poder entender ainda mais sobre esse assunto e como funciona essa luta pelo dominio.
Hoje em dia as pessoas estão mais espertas do que antigamente, mais ainda existem pessoas que se deixam levar pelas coisas que passam na emissora como por exemplo nas novelas da rede as pessoas seguem a moda da novela as roupas e até as atitudes de alguns personagens.
Falando das novelas há algum tempo atrás a globo domininava nesse cenário as outras até tentavam mais não conseguiam o ibope que a globo conseguia, os atores também os melhores estavam lá e quase todos queriam trabalhar na globo era o sinônimo do verdadeiro sucesso, atualmente isso mudou e o ibope da globo não é mais o mesmo e as emissoras conseguiram até comprar alguns atores da globo para elas,isso por que algumas novelas da globo se tornaram repetitivas e sem assunto, fazendo com que alguma novela com diferencial a ultrpassa-se no ibope.
Bom hoje em dia o globo ainda continua na liderança porém a diferança não é tão esmagadora as pessoas aprenderam que existe outras emissoras e também as outras emissoras conseguiram se colocar a competir de igual pra igual com a rede Globo.

http://turquinhaunb.blogspot.com/